Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

AGRICULTORES FAMILIARES APRENDEM TÉCNICAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

DSC08857

O Centro de Estudos Rioterra realizou em Machadinho do Oeste/RO, na escola municipal Onofre Dias Lopes, entre os dias 22 e 24 de setembro de 2015, mais um curso de Agroecologia. Esta atividade de capacitação faz parte das ações do projeto “Quintais Amazônicos”, apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através do Fundo Amazônia. O curso contou com a participação de estudantes e agricultores familiares da região beneficiados pelo projeto.

Inicialmente os participantes foram levados a discutir sobre o modelo de agricultura praticado atualmente e a necessidade de mudança para uma agricultura que tenha como base a racionalidade na utilização dos recursos ambientais. Logo após, se discutiu sobre os problemas de produção enfrentados pelos agricultores, relacionados a baixa fertilidade natural dos solos da região e pragas. Foi debatido como a maior parte destes problemas podem ser resolvidos com técnicas agroecológicas.

Os produtores aprenderam a fazer inseticidas naturais e adubo orgânico, rico em nutrientes, utilizando os resíduos que são gerados em suas propriedades como restos de alimentos, cascas de frutas, esterco e restos vegetais.

A utilização de técnicas agroecológicas para a produção de inseticida natural e adubo orgânico substitui o uso de agrotóxicos e adubos químicos, possibilitando ao produtor rural redução de custos na produção e melhoras na segurança alimentar.

 

“Este curso é importante, pois geralmente os agricultores desconhecem as técnicas agroecológicas. Dentre os temas discutidos, abordamos questões relacionadas a conservação do meio ambiente aliado a produção agrícola e geração de renda. Os produtores familiares são levados a planejarem um modelo de desenvolvimento fundamentado na otimização e reutilização dos recursos já existentes em suas terras”, explicou Alexandre Queiroz, educador do CES Rioterra.

Veja algumas fotos das atividades:

 

DSC08710

DSC09001

DSC08854

DSC08949

DSC09056

DSC09169

DSC09181

Translate »